TEMA: Eu tenho um nome e você também!
JUSTIFICATIVA: A construção do processo de alfabetização a partir da
leitura e escrita do próprio nome da criança pode levá-la a compreender que o
nome tem uma função social dentro e fora da escola, além de compor uma marca
afetiva para a criança, pois é sua marca pessoal, e que se constitui como sua
identidade. É a partir da leitura do nome que a criança vai entender como a
escrita funciona. E por fim, gradativamente ela vai percebendo que as letras e
as sílabas do seu nome se repetem também em outros nomes.
OBJETIVOS: Trabalhar a construção do processo de alfabetização da criança, enfocando a
leitura e a escrita do próprio nome, com o fim de compreender como a escrita
funciona; Reconhecer e escrever seu nome, identificando-o nas diversas situações
do cotidiano; Participar de diferentes situações de leitura que envolva seus nomes,
como músicas histórias, jogos e brincadeiras. Levar a criança a se perceber como membro da sociedade em que está
inserida.
ATIVIDADE PROPOSTA: Com massa
de modelar e o alfabeto móvel, um de cada vez deverá pegar a letra do seu nome e com a massa de modelar formar a inicial baseando-se no alfabeto móvel.
Certamente uma atividade divertida e de aprendizado! Parabéns ao pequenos e as professoras pela dedicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!!!