Relato de experiência
E voava uma borboleta no parque...
O projeto metamorfose da borboleta surgiu a partir do momento
em que estávamos no parque de areia com as crianças e uma enorme borboleta azul
começou a sobrevoar entre as arvores. As crianças corriam atrás dela, e, ela
parecia que estava brincando com as mesmas, despertando assim algumas
curiosidades nas crianças. Perguntamos para as crianças: quem já viu uma
borboleta nasce? Houve duvidas sobre o
nascimento da borboleta, propusemos investigar o assunto, surgindo o projeto
que durante um mês vivenciamos o nascimento de uma borboleta.
Foi um aprendizado tanto para mim, quanto professora, quanto
para as crianças que ajudaram a construir cada etapa do conhecimento. Com o
Projeto metamorfose da borboleta, abriu novos horizontes para ser estudado,
novos rumos que foram se encaixando, como se fosse um grande quebra-cabeça. Aprendi
muito trabalhando no método de projetos, por um lado facilita o andamento da
aprendizagem conforme as curiosidades surgem, não tem tudo cronometrado como um
plano de aula somente para aquele dia, o projeto é planejado, mas traz uma aula
mais flexível, podendo abrir novas portas, com novas visões de metodologias.
Trabalhar sobre ciclo de vida das borboletas sempre traz curiosidades às
crianças, por ser um bichinho lindo, que traz uma sensação de liberdade, paz,
as crianças adoram brincar com borboletas, correr atrás, se sentem como se
fossem as próprias borboletas, felizes e livres. Poucas crianças sabem como
nasce uma borboleta, mostrando cada etapa e compreendendo que é necessário
passar por dificuldades para aprender a voar, e, que ninguém pode ajuda-la a
sair do casulo, foi uma das partes que elas mais ficaram ansiosas, pudemos
trabalhar que na vida das pessoas também funciona assim, passamos por
dificuldades, mas com paciência sempre conseguimos o que queremos. Foi um
trabalho gratificante, pois trouxe um amplo repertorio de experiências para as
crianças, musica gestuais, teatro, pinturas variados, dobraduras, recortes,
colagens, historinhas, filmes e brincadeiras, o ciclo da borboleta foi apresentado
a sequencia através de figuras, musica da metamorfose do cocoricó, um filme
real, um vídeo contendo varias borboletas, cores e espécies.
A avaliação esteve presente em todas as etapas do processo,
assumindo um caráter compreensivo e construtivo de acordo com o desempenho
individual e coletivo. Na observação do interesse das crianças no decorrer do
projeto, com o foco na oralidade em situações roda de conversas, onde as
crianças puderam demonstrar a aprendizagem construída pela troca de
conhecimentos.
Professora Marlise
Técnica Rosália
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!!!