21 de agosto de 2013

Pré I A e B - Sala 07

Relato de experiência

E voava uma borboleta no parque...

O projeto metamorfose da borboleta surgiu a partir do momento em que estávamos no parque de areia com as crianças e uma enorme borboleta azul começou a sobrevoar entre as arvores. As crianças corriam atrás dela, e, ela parecia que estava brincando com as mesmas, despertando assim algumas curiosidades nas crianças. Perguntamos para as crianças: quem já viu uma borboleta nasce?  Houve duvidas sobre o nascimento da borboleta, propusemos investigar o assunto, surgindo o projeto que durante um mês vivenciamos o nascimento de uma borboleta.
Foi um aprendizado tanto para mim, quanto professora, quanto para as crianças que ajudaram a construir cada etapa do conhecimento. Com o Projeto metamorfose da borboleta, abriu novos horizontes para ser estudado, novos rumos que foram se encaixando, como se fosse um grande quebra-cabeça. Aprendi muito trabalhando no método de projetos, por um lado facilita o andamento da aprendizagem conforme as curiosidades surgem, não tem tudo cronometrado como um plano de aula somente para aquele dia, o projeto é planejado, mas traz uma aula mais flexível, podendo abrir novas portas, com novas visões de metodologias. Trabalhar sobre ciclo de vida das borboletas sempre traz curiosidades às crianças, por ser um bichinho lindo, que traz uma sensação de liberdade, paz, as crianças adoram brincar com borboletas, correr atrás, se sentem como se fossem as próprias borboletas, felizes e livres. Poucas crianças sabem como nasce uma borboleta, mostrando cada etapa e compreendendo que é necessário passar por dificuldades para aprender a voar, e, que ninguém pode ajuda-la a sair do casulo, foi uma das partes que elas mais ficaram ansiosas, pudemos trabalhar que na vida das pessoas também funciona assim, passamos por dificuldades, mas com paciência sempre conseguimos o que queremos. Foi um trabalho gratificante, pois trouxe um amplo repertorio de experiências para as crianças, musica gestuais, teatro, pinturas variados, dobraduras, recortes, colagens, historinhas, filmes e brincadeiras, o ciclo da borboleta foi apresentado a sequencia através de figuras, musica da metamorfose do cocoricó, um filme real, um vídeo contendo varias borboletas, cores e espécies.

A avaliação esteve presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter compreensivo e construtivo de acordo com o desempenho individual e coletivo. Na observação do interesse das crianças no decorrer do projeto, com o foco na oralidade em situações roda de conversas, onde as crianças puderam demonstrar a aprendizagem construída pela troca de conhecimentos.










Professora Marlise 
Técnica Rosália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!!